quinta-feira, 22 de maio de 2008

:: serviço público ::


Mostra do SESC revela várias facetas da contra-cultura


A contracultura ataca em diversass frentes na mostra “Vida Louca, Vida Intensa – Uma Viagem Pela Contracultura”, organizada pelo SESC Pompéia e em cartaz até 22 de junho. Através de filmes, seminários, shows, exposições e instalações, o evento busca oferecer um panorama minucioso da produção cultural que se notabilizou por ir contra a maré oficial, questionando valores e propondo filosofias de vida alternativas. Através desta mostra, o visitante pode se inteirar sobre o que marcou época na estética dos beatniks, hippies, punks, psicódelicos e cyberpunks, dentre outros protagonistas desta trama de contra-ataque à cultura legitimada.

Dentre os destaques do evento, estão o show com o grupo suíco do rock eletrônico The Young Gods, homenagens a poetas como Baudelaire e William Blake e uma vasta exposição de capas de discos, pôsteres de show e fotografias que dão destaque às imagens que marcaram a década do flower power, de Woodstock e de Maio de 68.

Quanto às pérolas cinematográficas, há clássicos que influenciaram a juventude sessentista (como Easy Rider – Sem Destino) convivendo lado a lado com obras protagonizadas por figuras cult do punk (caso de Sid Vicious, que tem sua vida biografada em “Sid & Nancy”), das HQs (como “Fritz The Cat”), das artes plásticas (caso de Andy Warhol, que tem alguns de seus filmes exibidos), além de documentários que analisam o movimento hippie, a onda psicodélica e o LSD, entre outros temas relacionados.

Variada e abrangente, a mostra é uma essencial jornada através de vários modos de ser culturalmente do contra.

Mais: matéria do Metrópolis e programação detalhada no site oficial do SESC. Informações úteis: SESC POMPÉIA - Rua Clélia, 93 - Pompéia - São Paulo/SP - Telefone: (11) 3871-7700 - 16/04 a 22/06/08, terça a sexta, das 10h às 21h, domingos e feriados, das 10h às 20h. Recomendação etária: livre. Entrada gratuita.