domingo, 18 de novembro de 2007

:: across the universe ::


...e um dia eu ainda quero ter no telhado da minha casa de campo, a ser comprada com o dinheiro do meu rockstardom sempre sonhado e sempre tão fora de alcance, um observatório de estrelas... construído sob um céu de interior, amplo e infinito, sem negrume de poluição ou nuvens-barreira que impeçam a luz da estratosfera de vir me banhar... Quero estar ali, sendo o alvo da chuva cósmica que cai em temporal sobre a Terra dia a dia, segundo a segundo, sem que a gente perceba, pobres e tolos seres humanos que somos, que olham para o chão, para as sarjetas, para os ralos, para as pedras no caminho, e se esquecem de que estamos a bordo de um mega avião em forma de bola que passeia pelo Cosmos feito um vagabundo errante...

No meu observatório de estrelas eu ia pôr meus telescópios potentes todos voltados pro Mistério, em busca de cometas, UFOs e serezinhos verdes dotados de arminhas laser e instintos diabólicos... querendo ver o nascimento de uma nebulosa ou a sucção de uma galáxia por um buraco negro. Ou então ia perder meu tempo a imaginar, mais uma vez, se a luz que vejo hoje provêm de uma estrela morta há milhões de anos. Aí eu ia testar se funciona mesmo fazer pedidos pras estrelas cadentes! Aí eu ia ver se tem mesmo um rosto de Pernalonga desenhado numa das luas de Urano! (Será que a Warner Brothers é poderosa desse jeito?! Que medo!) E aí eu ia sentir aqueles terrores pascalianos frente ao silêncio imóvel dos espaços infinitos. E aí eu voltaria a me abismar em dúvidas sem fim sobre o que diabos euzinho sou no meio dessa grandiosidade toda. E aí eu sentiria de novo o prazer terrível de me sentir pequeno e pouco, mísero e minúsculo, um quase nada. Pó. Sentiria o deleite da minha humildade cósmica. A fascinação por estar debaixo de uma engrenagem tão imensamente magnífica que minha mente declara falência e confessa não conseguir. Diria com gosto que não entendo.


Que é tudo isso? Por que existe um Universo ao invés de nada? Como foi que isso começou e como há de acabar? Se rolou mesmo um Big Bang, com todos os trecos concentrados num único ponto de matéria, quem foi que criou essa matéria toda e deixou-a toda esmagadinha assim num canto? Quanto tempo o Universo foi como uma bolinha de papel amassada, um comprimido caótico de planetas e estrelas enfiadas juntas na mesma lata de sardinha? Quanto tempo tudo ficou daquele jeito? E quem foi que comprou o TNT e acendeu o pavio para mandar todo o negócio pro espaço (literalmente)? E que sentido tem a existência desse montão de bolas rochosas gigantescas e imponentes, que giram em órbitas ao redor de mil estrelas, em mil e uma galáxias por aí, se era pra encher de bichos e gentes e árvores só um mísero planetinha perdido na Via Láctea? E por que a Terra havia de ser assim tão minúscula e boba, tanto que mal apareceria no Mapa do Universo se o senhor Deus existir e tiver um mapa de seus territórios?


E se acontecesse alguma colisão de uma chuva de meteoros contra o nosso planetinha? E se todas as espécies vivas fossem extintas? E se não sobrasse uma só consciência para pensar sobre o Universo, se não sobrasse um só par de olhos se abrindo para o Sol, se não restasse nada que se movesse por conta própria, qual seria o sentido de Tudo? Um Universo sem vida, pra quê? E não parece tão distante assim da realização esse terror, parece? Um Universo sem vida. 99,99% dos planetas que nós conhecemos não têm vida. Não parece um desperdício de matéria? O Universo não se parece com um Império da Morte e da Apatia, sendo que o Planeta Terra é o único mísero pontinho infinitesimal onde brilha – com luz tão mortiça e tão fraca... - a vida, a consciência, a agitação louca das criaturas?


Eu não entendo porra nenhuma. Se Deus existe, não entendo a Cabecinha dessa criatura e o sentido dessa Criação tão louca, com tantos planetas desabitados, com tantos bichinhos se entredevorando aqui neste nosso planeta, com tanta necessidade de morte, putrefação e tudo mais. Se Deus existe, não entendo como é que Ele, por exemplo, deixou Hitler matar seis milhões de judeus, sendo todo onipotente e pimpão como dizem que Ele é. Se eu pudesse fazer uma só pergunta ao Papa, faria essa: por que o Bom Deus não mexeu um único músculo de sua mão Onipotente e Generosa mesmo quando seis milhões de judeus clamavam por ajuda e salvação? Pra mim Auschwitz é prova empírica da inexistência de Deus. Desculpa o dogmatismo, pessoal, mas acho exatamente isso. Não ter feito nada naquela ocasião é um crime imperdoável. Ou Deus não existe, ou Deus é um canalha.


Mas se Deus não existe, não entendo de onde saiu o Universo inteiro, se o treco sempre existiu ou se teve um começo, se sempre existirá ou se terá um fim, e muito menos ainda porque calhou de surgir um monte de bichinhos e outras coisas inencontráveis em outros planetas justamente aqui, nessa bola onde estamos, que gira no espaço, em círculos, há alguns bilhões de anos...

.

.

.


.

.

.

no comecinho do Hitchhiker's Guide To The Galaxy, o Douglas Adams diz uma coisa que me faz gargalhar até hoje. Diz ele que existe uma teoria que diz assim: se alguém descobrisse o Sentido do Universo, na hora o Universo se explodiria em mil pedaços e seria substituído por algo ainda mais incompreensível e misterioso. Existe uma outra teoria que diz que isso já aconteceu.

.

.

>

(sim, o beque tava muito bom.)