segunda-feira, 5 de maio de 2008

:: don't hate the media... ::

Read this doc on Scribd: A Questao da Objetividade Jornalistica

Só pra testar o Scribd, serviço que parece bem bacana para publicar textões acadêmicos mais alongados, disponibilizo aí um velho "ensaio" que escrevi anos atrás, quando ainda era um aluninho de jornalismo ainda não extremamente colérico com seu curso e ainda semi-empolgado com a perspectiva de exercer a profissão. Ainda concordo com quase tudo que eu pus no papel para este trabalho, que é de 2005 mais ou menos, entregue ao Tio Zarcillo - aquele mesmo que me reprovou três vezes na mesma matéria, quase me fez ser expulso da Unesp e contra quem eu armei um barraco daqueles, que quase chegou na Justiça. Apesar de ter tirado nota 9 com louvor por esse trampo, fui bombado na disciplina desse 'Fessor Manézaço por faltas imaginárias que só existiram por causa da extrema surdez do velhinho... Mas deixa pra lá minhas mágoas e ressentimentos universitários do passado! O lance é que eu já entrei na facul achando a tal da imparcialidade um mito pra lá de insustentável e, se me perguntassem, eu responderia com o clichêzaço: a Caros Amigos dá de dez em cima da Veja! Hoje em dia tô bem desinteressado do jornalismo em geral e dos circos sensacionalistas bizonhos que a mídia fica armando por aí - na verdade num leio jornal nenhum, não assisto telejornal nenhum, não leio revista semanal nenhuma, e não acho q isso me deixe muito mais alienado do que o resto do mundo... Mas esse texto aí é um bom resumo da ópera sobre o que eu penso sobre o jornalismo em geral. Taí pra quem se interessar.

Não sei se é por causa do meu coração punk, mas ainda acho que o lema mais fodaço sobre o assunto saiu da boca do Jello Biafra:

"DON'T HATE THE MEDIA.
BECOME THE MEDIA."