quarta-feira, 15 de abril de 2009

:: coisas da bulgária! ::


Hmmm! Tô ficando chique! Saiu essa semana minha primeira matéria-de-capa pra Revista O Grito #71 (agora com novo lêiaute!), falando sobre a big-band mais cool do Brasil, os búlgaro-brasilienses do Móveis Coloniais de Acaju. Prestes à estourar no pop nacional, como indica a profecia de Luxtradamus, os caras, que tão pra lançar o 2o álbum, bem mereciam tal destaque. Considero aquele fodástico álbum de estréia um dos grandes discos nacionais da década, sem dúvida (disputando o ouro com Ventura). Depois que os Los Hermanos se aposentaram, aliás, foram eles que assumiram o posto de minha banda brazuca predileta, se bem que disputando com o grunge made in Acre dos Porongas (escrevi sobre eles para o Depredando o Orelhão!), o trip-hop com voz de sereia do Bluebell e o folk bacanudo dos mineiros do Transmissor, tudo bandas que aprecio mutcho! Deixo aí uma das músicas novas que mais curti, "Cão Guia", ao vivo:




Na mesma edição, fiz ainda uma resenhola sobre "Valsa Com Bashir", animação israelense, poética e "cabeça", perturbadora e cheia de beleza, que narra os horrores da Guerra do Líbano. O filme, que é uma meditação sobre a crueldade humana e as vicissitudes da memória, papou Globo de Ouro e César de filme estrangeiro no ano passado, além de ter sido indicado ao Oscar da categoria. É um filmaço! Deixo aí embaixo o trailer...

p.s.: a Revista que se cuide, porque eu sou pé-frio pra caralho: da última vez que fiz uma matéria de capa, o veículo que teve a má idéia de me dar essa honra simplesmente FALIU. Pode?! E logo com uma façanha que me deu o maior orgulho: entrevista exclusiva com a Casey Dienel, a meiga pianista cantante que foi minha mais intensa paixão platônica norte-americana. O bom é que fiquei lá, na Rabisco, experimentando um "gostinho de eternidade": capa eterna!