quarta-feira, 13 de julho de 2005

DLMsongs atualizado!



JACK JOHNSON - in between dreams. 2005. alguns chamam de música de surfista, mas não tem por aqui nada que remeta ao surf rock de Dick Dale, Ventures e Man Or AstroMan. Nem mesmo guitarras. Outros chamam de música de maconheiro, e aí a definição já cola melhor. Eu gosto mesmo de chamar de folk-rock introspectivo de inspiração praiana. Nada de extremamente festeiro, ensolarado, brilhante: a música de Jack Johnson, se tem algo a ver com praia, é mais com aqueles momentos no fim da tarde, quando o Sol está se pondo no horizonte e tingindo o céu com cores melancólicas e belas, quando uma maresia mais gelada começa a arrepiar as peles, enquanto um luauzinho rola na areia... algo assim. Violõezinhos mansos, vocais serenos, letrinhas trimmassa, mensagem de hedonismo aplacado e sem grandes transes... eis um disco que me deixa na paz. Se os ditadores e senhores da guerra desse mundo fossem fãs de Jack Johnson, certeza que muito menos guerras seriam travadas...



SLEATER-KINNEY - the woods. 2005. disco novo de uma das minhas bandas prediletíssimas. cada vez mais investindo no seu lado mais "épico", o Sleater-Kinney deixou de ser essencialmente ramônico ou riot girrrl e passou a ser um power trio de hard-rock apunkalado e ultradivertido. Agora tem até música de 10 minutos de duração, com uns explosivos guitarrismos improvisados e hendrixianos. E músicas complexas com várias diferentes seções e andamentos. E a Corin Tucker tá cantando com aquela tradicional excitação e punch que arrepiam meus ossos e minhas entranhas. E prosseguem os duelos vocais e guitarrais entre ela e a Carrie Brownstein (a mina mais guitar-hero desse mundo). The Woods prova que o Sleater-Kinney continua em plena forma, conseguindo compor um sucessor à altura do excelente One Beat, de 2002 (disco que eu cultuo de joelhos todas as noites). Se elas lançarem mais uns dois álbuns do mesmo nível no futuro próximo, tem tudo para se tornarem a melhor banda desta década. E olha que já são umas das melhores da que passou.




THE SHINS - chutes too narrow. 2003. pequena pérola de power pop sessentista lançada pela Sub Pop de Seattle (gravadora que faz tempo expandiu seus negócios para além do grunge e do punk independente local). Esse segundo álbum dos Shins foi quase unanimemente considerado pela crítica como um dos 15 melhores discos de 2003.

(pra baixar: www.gmail.com, username DLMSONGS, password QUEROMP3).