sábado, 10 de dezembro de 2005

-- MEUS 10 DISCOS DE 2005 --

#6


HOT HOT HEAT
Elevator

Steven Bays, vocalista e tecladista do Hot Hot Heat, dialoga com o elevador no refrão da faixa-título: “Don’t take me uuuuupppp, i’ll only fall down just again...”, reclamando contra o Elevador Da Vida que sempre nos leva até a cobertura só pra depois nos lançar de volta pro subsolo... O disco que o Hot Hot Heat fez, ao contrário, é um elevador que nos leva em alta velocidade até a cobertura dum apê high-class, onde tá rolando uma puta duma festa pop-punk/new-wave cheia de confete, rock and roll e gente alucinada que dança e bate a cabeça contra a parede - e tudo isso dura o disco todo, sem nenhum momento boring. E, puta que o pariu, esse disco tem refrões. REFRÕÕÕES de sobra. Todas as músicas – absolutamente todas – tem um refrão que enfia o gancho na tua mandíbula e te faz querer cantar junto, várias vezes, doidamente. E depois, à noite, eles – os refrões - voltam para assombrar tuas noites de insônia. “You Owe Me An Iou”, “Running Out Of Time”, “Middle of Nowhere”, “Shame On You”... todas elas grudaram na minha memória de tal forma que eu posso tocá-los perfeitamente dentro da minha cabeça como se eu fosse um aparelho de som. E a voz desse Steven Bays, o jeitinho dele cantar, ao mesmo tempo desencanado e virtuoso, punk e soul, Richard Hell e Prince, me deixa doido de admiração e de euforia. Acho mesmo que ele é um dos melhores vocalistas que surgiram nos últimos tempos: uma puta duma energia, um puta dum feeling, como se o cara tivesse trabalhando sob o efeito de umas quinze Duracells. “Elevator”, um dos grandes discos de straigh-ahead modern-rock-and-roll (não sei como dizer a coisa em português), é o tipo de música festeira e alto-astral que me dá vontade de ficar pulando em cima do meu colchão com a air guitar em punhos e loucos sonhos adolescentes a respeito do rock-stardom. Foda que o meu estrado já tá bem massacrado (e juro que não é por isso... nem por aquilo!). Ah, um dia eu ainda vou comprar um colchão d’água e aí vão ser umas private parties que nem conto...!