domingo, 8 de abril de 2007

Os Filmes da Minha Vida - II




TOP 100 FILMES RELOADED.

Quase um ano já se passou desde que eu me meti a fazer, pela 1a vez, uma lista com os 100 filmes da minha vida - e já estava na hora de atualizar o negócio, inserindo novas paixões adquiridas nesses últimos tempos (Admiração Mútua, Meu Amor De Verão, O Raio Verde, Não Amarás, A Vida Sonhada dos Anjos...) e chutando pra fora filmes que eu já não curto tanto (Coração Selvagem, Cova Rasa, Peixe Grande, Clube dos Cinco...).

Agora fiz um esquema melhor, no Rate Your Music, que me dá mais liberdade de manobra pra ficar mudando de idéia a torto e a direito. Agora mudo posições com a setinha do mouse, na maior facilidade, o que é uma delícia para quem, como eu, não tem opiniões lá muito fixas... Esse TOP 100 vai ser sempre mutante, conforme forem flutuando os amores e desamores do meu coração inquieto (ui)! Fiquem de olho nas mudanças...

Tomei certas liberdades nessa nova lista: considerei o Decálogo inteiro como um filme só, coloquei juntos em certas posições algumas trilogias (De Volta Pro Futuro) e alguns filmes-com-continuação (Antes do Amanhecer e Antes do Pôr-do-Sol ficaram casadinhos no 3º lugar). Alguns diretores peso-pesado, de novo, acabaram por ficar de fora por causa da minha insuperável antipatia por eles - Godard e Antonioni, me perdoem vocês, continuam sendo pra mim muito mais uns malas do que uns gênios. Já meus prediletos comparecem com vários filmes: Woody Allen com 4; Lars Von Trier e Atom Egoyan com 3; Martin Ritt, Cassavetes, Bergman, Truffaut e PT Anderson com 2, e assim por diante...

Um dos maiores critérios para deixar o filme lá no topo da lista é o que eu chamo de fator "inesgotabilidade", ou seja, o fato de várias assistidas não esgotarem a obra: são aqueles filmes que você pode ver uma meia dúzia de vezes e ainda assim sempre vai descobrindo novas coisas e sentindo algo inédito a cada vez que vê. Talvez por isso o meu primeiro lugar: um filme que eu estou longe de ter a pretensão de ter entendido por inteiro, mas que, nas 4 vezes que já assisti, me deixou completamente fascinado, perplexo e num estado de espírito de alguém que precisa desvendar um mistério. Um filme tão profundo que dá até vertigem.

Por hoje, entonces, ficamos assim - voilà meus 100 filmes prediletos em todos os tempos:

http://rateyourmusic.com/list/muminhasuja/films___top_100/